terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ai esta falta de ética


Foto: Kalu Brum

Me lembro que na faculdade um professor doido e incrível disse o seguinte: ética não precisa ser ensinada. Ou você tem ou não tem.

É verdade. Não existe essa balela de ética pessoal e profissional. Se uma pessoa é capaz de usar um texto seu sem dar os devidos créditos, se promete algo, sai pela tangente, prefere brigar a resolver, não paga e se faz de rogada, não tem ética e acabou. E agirá assim com mais e mais pessoas, até que sua vida se torne um mar de cacas.

O melhor a fazer é agradecer e deixar o vento levar o fedor. Porque uma hora a merda vai voar. Eu acredito na lei do retorno: se você fez algo aquilo retornará a você. Neste caso também estou aprendendo algo com a falta de ética a qual fui envolvida. Talvez a garnde lição que amigos, amigos, negócios tudo registrado e assinado. Como diz meu Guru da praticidade ou atual maridö: o combinado não sai caro.

E é mais barato conhecer a merda que se está pisando, quando ainda está na sola do sapato, antes de mergulhar de cabeça. Aí é só sair fora, com uma dor no coração e muita gratidão por saber que as coisas vão e voltam com força dobrada.

Financeiramente já me recuperei do prejuízo. Psicologicamente também. Sigo minha vida servindo ao mundo, as vezes sem rumo de tomar tamancadas dos lugares inesperados, mais forte, sem dúvida.

Um comentário:

Luciana Luz disse...

Vixe, ela ficou brava...! :-)

É muito difícil lidar com os problemas da convivência aqui na matéria. Sempre muito difícil quando os laços se estreitam.

Com relação ao prejuízo material, já tive prejuízos financeiros grandes, dos quais ainda não me recuperei mesmo passado 5 anos, mas no meu caso foram abençoados, porque foi o preço material que paguei para ficar livre da violência doméstica. Há sempre o lado bom dos nossos prejuízos. Não sei qual o seu caso, mas pelo que vc escreveu dá para perceber que, por mais que vc tenha ficado aborrecida, foi abençoado, porque vc se desvencilhou de uma pessoa que não merecia sua consideração. São as tempestades necessárias, que higienizam a nossa vida.
Na vida das pessoas que tentam viver pelo bem e pela paz, não há prejuízos reais, só aparentes. Vc acredita na Lei de retorno, então... Talvez vc tenha apenas colhido, e estar no lugar do que colhe, e não do que planta, é sempre abençoado.

Uma vez escrevi no meu blog que um dos meus sonhos é o dia que nós, nesse mundo, não precisaremos mais firmar nenhum compromisso escrito, porque nosso caráter bastará. Uma frase que coloquei lá: "Quem é honesto, cumpre seus deveres, sem precisar de juramentos ou contratos, posto que as virtudes são muito mais fortes na alma da pessoa do que um papel que ela assina".

Mais ou menos isso, mas enquanto todos os seres-humanos não têm condições, vamos sendo lesados mesmo. E então é tentar fazer como Gandhi (embora seja beeeem difícil, mais ainda se o dano for moral), que dizia: "Mesmo que seu oponente o tenha enganado vinte vezes, um satyágrahí está pronto a confiar nele pela vigésima primeira vez, pois uma confiança implícita na natureza humana é a verdadeira essência de seu credo".

Beijos!!! :-)